A verdade pode ser dolorosa, mas ela é sempre libertadora.
Eu sou um profissional de finanças especializado em investimentos. Meu lema profissional é “liberdade financeira é liberdade pessoal”. Liberdade é, como se pode deduzir, o valor central da minha vida.
Ser livre é o oposto de viver aprisionado. E uma das piores prisões é, exatamente, a “prisão ideológica”. A prisão criada por nossas próprias ideias e pensamentos, da qual apenas a verdade pode nos libertar.
Atuando como profissional de finanças (e também como gestor de um patrimônio pessoal que é investido através de estratégias sofisticadas e instrumentos financeiros complexos), tive a oportunidade de aprender e observar como nossos vieses e crenças errôneas podem nos levar a resultados catastróficos.
Essas observações me levaram a virar um estudioso do pensamento crítico “em si” e de modelos cognitivos em geral, sempre com o objetivo de identificar pensamentos errados que levam a decisões igualmente erradas.
No mundo dos negócios em geral (e no mercado financeiro em particular), as decisões costumam ser complexas e os prazos costumam ser curtos. A tentação de pegar “atalhos mentais” é sempre grande. Porém, decisões baseadas em crenças, “achismos” e feelings terminam, quase sempre, em perdas significativas.
O que é “Pensamento Crítico”?
Pensamento crítico (também conhecido como “raciocínio crítico” ou, ainda, como “lógica informal”) é um conjunto de habilidades cognitivas de alto nível que permite a avaliação correta de premissas, fatos e evidências para que se tome decisões de negócios mais “acertadas”, otimizando recursos e minimizando riscos.
Saiba mais: O que é pensamento crítico
Por que (e como) devemos “pensar melhor”?
Vivemos hoje na “economia do conhecimento”. Estamos permanentemente soterrados de informações e, neste cenário, é difícil saber como distinguir corretamente entre fatos e opiniões, entre verdade e fake news e entre argumentos válidos e puro “achismo”.
No entanto, é possível usar nossa capacidade cognitiva para avaliar premissas corretamente e tomar decisões melhores.
No mundo dos negócios e no mundo dos investimentos, não é preciso (e nem possível) acertar sempre. Mas basta estar “um pouco menos errado” que a maioria para ter uma enorme vantagem!
Pensamento crítico e ética profissional
O pensamento crítico também está associado à ética. A ética é baseada na lógica. Uma ética sem lógica leva ao relativismo moral. Leva pessoas a adotarem valores inconsistentes e a julgarem as coisas com “dois pesos e duas medidas”.
Um profissional lógico não é, necessariamente, um profissional ético. Mas um profissional ilógico dificilmente será ético.
Pense melhor!
Você (e as pessoas que gerem o seu negócio), ainda que não perceba, está constantemente utilizando seu julgamento para a tomada de decisões importantes, com grandes impactos nos resultados financeiros de sua organização e na vida de seus parceiros e colaboradores.
A palestra “Pense Melhor – Pensamento Crítico para Gestores, Líderes e Tomadores de Decisões” tem, como objetivo, oferecer ferramentas mentais práticas, claras e de aplicabilidade imediata para que profissionais em posição de liderança e decisão possam refinar e depurar seu raciocínio (enfim, “pensar melhor”), eliminando premissas falsas e armadilhas cognitivas que podem levar a decisões com resultados desastrosos.
É indicada para executivos e demais profissionais em posições de decisão e liderança, empreendedores, investidores e estudantes de negócios.
Leve essa e outras reflexões para sua empresa. Entre em contato.
André Massaro