“Como ganhar dinheiro rápido” é uma expressão muito procurada na internet (acho que não deve ser nenhuma surpresa) e, se você caiu aqui por ter feito esse tipo de busca, eu vou me esforçar ao máximo para que você leia um artigo “honesto” (diferentemente da maioria dos conteúdos que tratam deste tema).
Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que existe uma diferença (fundamental) entre “ganhar dinheiro rápido” e “conseguir dinheiro rápido”.
“Ganhar dinheiro rápido” pressupõe que, de alguma forma, você vai obter uma riqueza que não tinha antes. O “conseguir dinheiro rápido” dá uma ideia mais de transformação (mudança de estado) do que de ganho.
Por exemplo: Se eu disser para você vender sua casa, você vai “conseguir” dinheiro, mas não vai “ganhar” nada. Você apenas vai transformar uma forma de riqueza (o seu imóvel) em outra (dinheiro). O valor líquido disso é ZERO.
O mesmo vale para tomar um empréstimo. Você vai conseguir dinheiro rápido, mas não vai ter nenhuma geração de valor.
Então, vamos lá.
Como “conseguir” dinheiro rápido
Se você precisa de “dinheiro líquido”, e não necessariamente gerar riqueza, o caminho para isso é através da venda de coisas que você já tem ou da obtenção de empréstimos.
Venda de coisas que você já tem
Como no exemplo anterior da casa, você vai obter dinheiro, mas não riqueza. Você não adicionará nenhum valor ao seu patrimônio (mas, talvez, vá conseguir resolver algum problema que está te afligindo).
Neste caso, você deve fazer um inventário das suas coisas que tenham algum valor.
A seguir, alguns exemplos de coisas que costumamos ter, e que podem ter valor financeiro (ou seja, podem “virar dinheiro”):
- Imóveis
- Veículos
- Móveis e eletrodomésticos
- Aparelhos eletrônicos
- Ferramentas
- Itens colecionáveis
- Roupas
Como escolher o que deve ser vendido
Para conseguir dinheiro rápido, você deve vender aqueles itens que sejam mais líquidos. “Líquido”, no jargão das finanças, significa algo que “vira dinheiro” rapidamente.
Também é importante que os itens tenham valor relevante (não adianta vender suas coisas para receber migalhas) e que sejam coisas que você conseguirá sobreviver sem elas.
Então, uma dica é que você faça uma lista das coisas que têm algum valor e atribua notas para a liquidez, o valor e o quão “dispensável” é aquele item. Se você descobrir itens que não são tão essenciais para você, são líquidos (vendem rápido) e têm valor relevante, esses são os candidatos a serem vendidos.
Empréstimos
A outra forma de “conseguir dinheiro rápido” sem gerar valor é através de empréstimos. Você terá o dinheiro (rapidamente), mas vai ganhar uma dívida “de presente”.
A forma mais rápida de obter um empréstimo é usando linhas de crédito pré-aprovadas em instituições financeiras das quais você já seja correntista.
A segunda opção mais rápida é abrindo conta em uma outra instituição. Mas, neste caso, sempre vai ter um intervalo de tempo para cadastro e liberação de crédito. E o dinheiro pode não vir tão rápido (ou, pior, seu crédito pode não ser aprovado).
Outra possibilidade é pedir emprestado para alguém conhecido, como um amigo ou parente. Mas esteja ciente de que esse tipo de empréstimo costuma ser um pouco “problemático”…
Como GANHAR dinheiro rápido
Então, como foi dito antes, o “ganhar dinheiro rápido” pressupõe que você vai gerar algum tipo de valor. Você não vai “trocar seis por meia-dúzia” ou gerar uma dívida.
E, aqui, é importante ressaltar o elemento “rápido” em “como ganhar dinheiro rápido”.
Eu vejo artigos e conteúdos sobre esse tema dando dicas do tipo “fazer artesanato”, “prestar serviços online”, “fazer marketing de afiliados” e outras coisas do gênero. São formas válidas de ganhar dinheiro, mas, se você não tiver as habilidades necessárias e, em alguns casos, já não tiver uma certa clientela formada, esse dinheiro será tudo menos “rápido”.
Para ganhar dinheiro rápido, é preciso fazer alguma atividade que:
- Você já saiba fazer (ou que seja MUITO fácil de aprender – do contrário, não será rápido)
- Você tenha os recursos e ferramentas à disposição
- Tenha valor econômico (leia-se: as pessoas estejam dispostas a pagar)
- Você tenha acesso aos clientes/compradores.
Vamos, então, a algumas dicas concretas:
Revenda de produtos
Assumindo que você já saiba o que vender e, mais importante, PARA QUEM vender, você pode comprar produtos para revenda e obter lucro.
Porém, é muito importante se certificar de sua capacidade de fazer essa revenda. Se você precisa de dinheiro rápido, a última coisa que vai querer é gastar dinheiro (que você, provavelmente, não tem) em produtos que vão “encalhar” ou, na melhor das hipóteses, demorar para serem vendidos.
Aqui, é importante pensar na gestão de riscos!
Plataformas de serviços profissionais
As plataformas online de serviços profissionais são, provavelmente, a melhor forma de ganhar dinheiro rapidamente explorando recursos e habilidades que você já tem.
Isso porque essas plataformas te “aproximam” dos clientes e compradores muito rapidamente (e “rapidez” é o que queremos aqui).
Eu acho que não é necessário mencionar nenhuma plataforma aqui (e, caso você não conheça, uma busca rápida na internet resolve isso).
Mas temos inúmeras plataformas como:
- Aplicativos de transporte e entregas (para quem sabe dirigir e tenha acesso a carro, moto etc.)
- Plataformas de serviços de reparos como encanadores, eletricistas etc.
- Plataformas de serviços de design, informática etc.
Enfim, hoje existem plataformas para, basicamente, qualquer tipo de prestador de serviços. Dificilmente você NÃO terá alguma habilidade que possa ser vendida em uma dessas plataformas.
Oferecer seus serviços diretamente
Se você tiver alguma habilidade de valor e tiver os canais para oferecer serviços diretamente, você vai poupar um bom dinheiro em comissões para as plataformas de serviços profissionais (ou você achou que era de graça?).
Você pode ofertar seus serviços diretamente através de seus amigos, conhecidos ou, se tiver habilidade e conhecimento, construir uma presença online que te traga clientes.
Outras oportunidades de ganhar dinheiro online
Existem algumas outras possibilidades, como responder pesquisas (inclusive pesquisas offline) e fazer reviews e avaliações de sites e produtos.
São formas interessantes de se ganhar algum dinheiro rápido. Porém, dois pontos de atenção:
O primeiro é: Cuidado com golpes. Alguns desses sites de “ganhar dinheiro online” não são legítimos e vão te causar problemas.
O segundo: Seja realista em suas expectativas. A maioria dessas oportunidades de ganho online (pelo menos as legítimas) não vai te dar “rios de dinheiro”. Acaba sendo muito mais uma renda residual para quem está “de bobeira na internet com tempo sobrando”.
Enfim, tenha em mente que “ganhar dinheiro” e “conseguir dinheiro” são coisas diferentes.
Saiba o que você quer (ou o que você precisa) e decida pelo melhor caminho.
Comentários
André:
Se seu objetivo era ser honesto no artigo, eu diria que você atingiu seu objetivo.
Além de “honesto” foi “direto”.
Parabéns.
Genival
Fico muito feliz em saber disso. Obrigado!